Perguntas Frequentes


A seguir estão listadas as perguntas mais frequentes a respeito dos serviços e produtos da biblioteca e suas respostas correspondentes. Caso sua dúvida não conste nesta lista, por favor, envie um e-mail para: bc-unir@unir.br.

 

Categoria: Funcionamento

 

1. Quando a Biblioteca Central vai reabrir?

R. Ainda não há previsão de abertura. A Biblioteca está  atendendo através de agendamento os serviços essenciais de empréstimo aos docentes em apoio ao ensino remoto emergencial — ERE e  devolução para os discentes que estão com material emprestado e precisam fazer: matrícula,  rematrícula, trancamento, transferência e emitir nada consta.

Nota da Reitoria sobre atividades da UNIR em função da COVID-19.

Dinâmica de funcionamento da Biblioteca Central em função do COVID-19

 

2. Aonde posso acompanhar as medidas de prevenção contra o Coronavírus adotadas pela UNIR?

R. As ações de enfrentamento ao novo coronavírus na UNIR podem ser acompanhadas através do sitehttp://www.coronavirus.unir.br/homepage.

 

3. Quem pode utilizar a biblioteca?

R. A Biblioteca visa atender aos estudantes, professores e técnicos da Universidade como também a comunidade em geral.

 

4. A biblioteca possui Wi-fi?

R. Sim. Este serviço está disponível para discentes, docentes, servidores e visitantes da Biblioteca. 

 

5. Posso usar meu notebook na biblioteca?

R. Sim. Você poderá utilizar as tomadas com seu notebook lembrando que a biblioteca não se responsabiliza por possíveis danos em seu equipamento, como também é de responsabilidade do usuário o cuidado com seus pertences pessoais.

 

6. Quais materiais não são permitidos na Biblioteca?

R. Não é permitido no recinto som, portar e/ou ingerir alimentos e bebidas (exceto água).

 

7. Existem armários?

R. Sim. Para ingressar na Biblioteca, materiais como garrafas de bebidas (exceto água), bolsas, mochilas, sacolas ou similares, pastas de qualquer formato, mesmo se transparente, devem ser deixados no serviço de guarda-volumes, localizado no hall. O uso do Guarda-volumes é permitido durante a permanência na Biblioteca, não sendo esta responsável pela guarda de objetos que o mesmo, não comporte com a devida segurança. No momento em que o usuário deixar suas dependências é obrigatório a retirada dos pertences.

 

8. Existe visita monitorada?

R. Sim. Você poderá solicitar a visita guiada através do SIGAA. Acesse nosso canal do YouTube e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=UCyRcxvkLyU

 

9. Como posso acessar a programação cultural promovida pela biblioteca?

R. Toda a programação de eventos promovidos pela Biblioteca Central está disponível no site http://www.bibliotecacentral.unir.br/

 

Categoria: Acervo

 

1. Como faço meu cadastro na biblioteca?

R. O cadastro para utilização dos serviços da biblioteca deve ser realizado pelo SIGAA. Acesse nosso canal do YouTube e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=UCyRcxvkLyU

 

2. Quais itens podem ser retirados para empréstimos e por quanto tempo?

R. Atualmente a biblioteca disponibiliza para empréstimos os livros de seu acervo que poderão ser emprestados por um período a depender de seu perfil (aluno, professor, técnico).

 

3. Quem pode realizar empréstimos?

R. O serviço é exclusivo para discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, através de matrícula e senha SIGAA.

 

4. Posso emprestar livros de outras bibliotecas da Unir?

R. Sim. O empréstimo entre bibliotecas permite discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, realizarem empréstimo de material (presencialmente ou on-line através do SIGAA bastando o usuário estar logado no sistema. Acesse nosso canal do YouTube e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=UCyRcxvkLyU

 

5. Outra pessoa pode realizar a devolução do livro?

R. Sim. Não há necessidade do titular da conta realizar a devolução do livro. No ato da devolução, o sistema envia um e-mail confirmando a devolução do livro.

 

6. Posso renovar o empréstimo?

R. Sim. É permitida a renovação do material emprestado tanto presencialmente quanto online. A renovação online do empréstimo domiciliar pode ser realizada através do SIGAA, bastando o usuário estar logado no sistema. O serviço é exclusivo para discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, através de matrícula e senha SIGAA. Para renovar online, acesse o link do sistema: https://sigaa.unir.br/sigaa/portais/discente/beta/discente.jsf 

 

7. Posso fazer a reserva de um livro?

R. Sim. O serviço é exclusivo para discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, através de matrícula e senha SIGAA. Para reservar online, acesse o link do sistema: https://sigaa.unir.br/sigaa/portais/discente/beta/discente.jsf

Acesse nosso canal do YouTube e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=UCyRcxvkLyU

 

8. Em caso de perda/dano do livro, como proceder?

R. Em caso de perda, extravio, ou qualquer dano físico ao material, o usuário deverá realizar sua reposição por outro exemplar (edição igual ou superior) ou similar (em caso de obra esgotada) a ser indicado. Caso isso ocorra é necessário procurar a Gerência de Atendimento ao Público (GAP).

 

9. O que acontece no caso de atraso na devolução?

R. A devolução de material fora do prazo estipulado implica em suspensão dos serviços, calculada em dobro por dia de atraso para cada obra.

 

10. Como faço para conseguir o Nada Consta?

R. A declaração de Nada Consta/Quitação é emitida online pelas bibliotecas da UNIR, via SIGAA. Caso o usuário não possua nenhuma pendência, o sistema emitirá automaticamente. Para solicitar online, acesse o link do sistema: https://sigaa.unir.br/sigaa/portais/discente/beta/discente.jsf

Observações: O usuário só deverá solicitar a quitação após não necessitar usar nenhum serviço automatizado na Biblioteca; A declaração de quitação é emitida automaticamente do seu SIGAA, se estiver regular na Biblioteca; Em caso de pendências, dirigir-se a qualquer biblioteca da UNIR.

 

Categoria: Referência

 

1. O que é a Ficha Catalográfica?

R. É uma ficha que tem por finalidade apresentar informações bibliográficas para identificar e localizar um livro ou outro documento.  É elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos, conforme ABNT NBR 14724, pois contém informações bibliográficas necessárias para identificar e recuperar a obra.

 

2. Quem pode solicitar Ficha Catalográfica?

R. Aluno devidamente matriculado na Instituição e que terminaram a revisão de seus trabalhos de conclusão de curso.

 

3. Como faço para solicitar a Ficha Catalográfica?

R. A ficha catalográfica deve ser solicitada através do sistema de ficha catalográfica.

 

4. Quanto tempo leva para a Ficha Catalográfica ficar pronta?

R. Em até 3 (três) dias sua ficha catalográfica estará pronta. Você receberá em seu e-mail cadastrado no ato da solicitação.

 

Categoria: Repositório Institucional

 

1. O que é o RIUNIR?

R. O repositório institucional da Universidade Federal de Rondônia (RIUNIR) foi implementado em 2017 visando estabelecer diretrizes para sua implantação, manutenção, funcionamento e gerenciamento da produção cientifica e/ou acadêmica da Instituição em meio digital.

 

2. Quais trabalhos podem ser depositados no Repositório Institucional (RIUNIR)?

R. Serão depositados no RIUNIR os trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação e pós-graduação, aprovados em banca, a exemplo de teses, dissertações e artigos científicos, mediante autorização dos autores e/ou editoras cientificas que detiverem seus direitos autorais. Disponível em: http://www.ri.unir.br/jspui/

 

3. Quem pode acessar o Repositório?

R. Toda pessoa com acesso à Internet pode consultar o RIUNIR. Acesse: https://www.ri.unir.br/jspui/

 

4. Posso tirar cópia do documento de meu interesse?

R. Toda pessoa com acesso à Internet pode realizar o download dos documentos disponibilizados no RIUNIR.

Obs.: Caso utilize a fonte consultada em seu trabalho acadêmico, não esqueça de referenciar conforme a norma ABNT NBR 6023 e/ou outra norma adotada pelo seu curso. Se precisar de orientação sobre as normas de elaboração de trabalho acadêmico, entre em contato com a biblioteca.

 

5. Como  publicar meu trabalho de conclusão de curso no RIUNIR?

R. O aluno deverá apresentar a versão final do trabalho aprovado em banca ao Departamento acadêmico ou programa de pós-graduação, com o termo de autorização devidamente preenchido e assinado. Uma versão do Trabalho em PDF e suporte CD, contendo trabalho na íntegra com ficha catalográfica e folha de aprovação com assinatura da Banca ou Ata de aprovação, devidamente assinadas, em arquivo único. O Departamento acadêmico ou programa de pós-graduação confere o conteúdo do arquivo do aluno no ato do recebimento, de modo a garantir que o mesmo possua conteúdo válido e todos os itens requeridos. O Departamento acadêmico ou programa de pós-graduação deve recomendar o trabalho de conclusão de curso para disponibilização no repositório encaminhando-o para a biblioteca.

 

6. Quais as Instruções para encaminhamento dos TCCs à Biblioteca?

R. A entrega do material à biblioteca deverá ser protocolada via SEI pelo departamento ou programa de pós-graduação. O processo deverá conter:

a. Ofício;

b. Anexo do formulário: Termo de Autorização e Declaração de Distribuição não exclusiva para publicação digital devidamente preenchido e assinado pelo autor;

c. Trabalho na íntegra com ficha catalográfica (conforme ABNT NBR 14724e folha de aprovação com assinatura da Banca ou Ata de aprovação, devidamente assinadas, em arquivo PDF único; 

d. Após o protocolo via SEI, deverá ser entregue também à biblioteca, a mídia  em  suporte CD, formato PDF, seguindo todas as recomendações do item c.

 

Obs. A biblioteca não receberá  trabalho acadêmico diretamente do aluno.

 

7. Onde encontro o termo de autorização?

R. O termo de autorização está disponível no sítio eletrônico http://ri.unir.br/jspui/.

 

Categoria: Contato e localização

 

1. Qual o endereço da Biblioteca?

R. A biblioteca Central e a Setorial do campus José Ribeiro Filho fica localizada na Rodovia Br 364, km 9,5  -  Porto Velho, RO. A UNIR possui mais 7 sete bibliotecas setoriais, que formam o Sistema de Bibliotecas da UNIR — SIBI/ UNIR, distribuídas nos campi de Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Presidente-Médici,Rolim de Moura, Ariquemes e Guajará Mirim

 

2. Qual o telefone para contato?

R. 2182 – 2189, também é WhatsApp.

 

3.Qual o horário de funcionamento?

R. Devido à pandemia, estamos trabalhando majoritariamente em home office, das 8h as 18h. Atendemos nos e-mails: bc-unir@unir.br / atendimentobcpvh@unir.br ou WhatsApp: (69) 2182 – 2189.