Atividades em andamento


PROJETOS DE EXTENSÃO:

1. Estratégias para pesquisa científica e uso do Portal de periódicos CAPES

Processo 

Resumo: no universo científico é fundamental conhecer e saber realizar as pesquisas e, como vivemos em uma sociedade pautada pela web, torna-se fundamental efetuar pesquisas acadêmicas na web. No entanto, saber como e onde pesquisar no ambiente da web é imprescindível, principalmente para pesquisadores e os membros da pós-graduação. Então, este curso pretende auxiliar na montagem de um roteiro de pesquisa, apresentar fontes confiáveis e mostrar estratégias fundamentais para auxiliar na pesquisa científica. Considerando que o Portal de Periódicos da CAPES é o maior programa de disseminação, compartilhamento e produção do conhecimento disponível a comunidade acadêmica de forma gratuita. Ainda, permite que a produção científica produzida mundialmente seja acessível a UNIR, mediante convênio entre CAPES e Ministério da Educação, independente de localização geográfica, através da maior biblioteca digital brasileira. E que atualmente divulgou novos métodos de pesquisa ao conteúdo ativo no portal, faz-se necessário dar ampla divulgação a toda comunidade acadêmica, em especial. Nessa direção, será executado Curso de Extensão sobre uso do Portal de Periódicos CAPES, no qual abordará, o conceito, a composição do seu acervo e tipologia das fontes de informação impressa e eletrônica que possui; formas de acesso; tipos de pesquisa e outros elementos fundamentais no uso do portal. Uma proposta dessa amplitude vai potencializar, significadamente o conhecimento dos sujeitos alcançados, acerca das possibilidades de pesquisa científica e a viabilização do acesso à informação de tudo que está sendo pesquisado e publicado no ambiente científico a nível mundial. Também visa estruturar a Biblioteca Central como Biblioteca solicitante junto ao Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT) para auxiliar no uso do Catálogo Coletivo Nacional –CCN através do Comut e, para colaborar nas informações sobre periódicos científicos no processo de estruturação das bibliografias para avaliações dos cursos junto ao MEC.   

Objetivos do projeto de extensão: 

  • treinar os acadêmicos de Pós-graduação, docentes, os membros de Grupos de Pesquisa, ostécnicos desta IFES e a comunidade externa no uso do Portal de Periódicos CAPES para suas atividades de ensino,pesquisa e extensão;
  • Promover a divulgação do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas científicas em nível internacional;
  • Realizar busca, seleção, qualificação e utilização de conteúdos científicos do Portal. Apresentar recursos que auxiliam a pesquisa acadêmica na WEB;Tornar a Biblioteca Central da UNIR uma biblioteca solicitante junto ao Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT);
  • Demonstrar como utilizar o recurso do Comut para obtenção das fontes de informação mostrada no CCN. 

Público-alvo: Acadêmicos da pós-graduação; docentes; membros de grupos de pesquisa; servidores técnicos desta ifes; comunidades externas de Instituição de Ensino Superior e pesquisa e escolas. 

Coordenadores:  Prof. Dr. Alexandre Masson Maroldi e Bibliotecária Me. Cristiane Marina Teixeira Girard 

 

2. “Organização,disseminação e visibilidade da produção científica da universidade federal de Rondônia, gerenciadas pela biblioteca universitária da UNIR, Campus Porto Velho: atualização do acervo institucional da UNIR” 

Processo  

Resumo: o Repositório Institucional da UNIR (RIUNIR), é uma base de dados de busca multidisciplinar, de acesso gratuito, que reuni de maneira organizada a produção científica da UNIR. Neste sentido é importante avançar continuamente na organização, disseminação e visibilidade deste produto que visa difundir o conhecimento produzido nesta IFES estimulando a sua comunidade acadêmica a gerar e publicar conteúdos em acesso aberto. 

Objetivos do projeto de extensão:  

  • assegurar e ampliar a disseminação da informação científica produzida na UNIR, através do Repositório Institucional da UNIR (RIUNIR);
  • Democratizar o acesso aberto a produção científica dos pesquisadores da UNIR;
  • Garantir as atividades de povoamento das comunidades do RIUNIR;
  • Inserir a comunidade discente no processo de manutenção do RIUNIR;
  • Divulgar o RIUNIR junto a comunidade externa, por meio da internet e de visitas àsfaculdades, Instituto Federal e órgão fomentadores de pesquisa e extensão no
    município de Porto Velho. 

Público-alvo: Busca-se alcançar toda a comunidade científica e acadêmica da UNIR. Assim como a comunidade externa à instituição, contemplando membros das faculdades, Instituto Federal e órgãos de fomento à pesquisa e extensão, a nível regional. Assim como toda a comunidade externa nacional e internacional mediante acesso aberto por meio digital.  

Coordenadores:  Prof. Dr. Wellington Marçal de Carvalho,

                              Prof. Dr. Alexandre Masson Maroldi,

                              Bibliotecária Esp. Eliane Gemaque Gomes Barros,

                              Bibliotecária Esp. Edoneia Sampaio da Silva Miranda.

 

3. Software para listar as referências bibliográficas do PPC

Processo

 

Detalhes da ação:

Resumo do Produto: Trata-se de um software que tem finalidade de automatizar o processo de listagem das referências bibliográficas contidas nos ementários dos cursos da UNIR, facilitando o processo de aquisição, verificação de duplicidade de obras e da seleção de obras atuais. Pretende-se que seja realizado com discentes da disciplina de IDW e demais membros da ação.

Justificativa para execução do produto: Justifica-se pelo trabalho manual que afetam os membros das equipes do Sistema de Bibliotecas da UNIR para conferência de materiais bibliográficos e verificação de itens em comum presentes na bibliografia dos Projetos Pedagógicos dos cursos da UNIR. Com o sistema otimiza o tempo do trabalho dispensado para a atividade e agiliza os trâmites para aplicação do plano de desenvolvimento de coleções e os passos processuais para aquisições de obras e atualização do acervo, assim como, pela necessidade de oferecer a diversificação do conhecimento para discentes dos cursos vinculados ao DACC na elaboração do software e aos demais alunos na inserção das informações. Assim, sendo um projeto que contribui para otimização do trabalho das bibliotecas, visando o melhoramento das avaliações junto ao MEC e contribuindo para os pesquisadores do estado com material atualizado.

Objetivos Gerais: O objetivo é o desenvolvimento de um software capaz de atender as necessidades das equipes do SIBI/UNIR no cadastro e verificação de obras em comum nas bibliografias dos cursos da Instituição para atender o plano de Desenvolvimento de Coleções. Visando principalmente a otimização do trabalho dispensado na atividade e a aplicação mais viável dos recursos para manutenção de acervos atualizados e ocasionando atender os requisitos do MEC.

Resultados Esperados: Como contribuição, espera-se maior eficiência no processo de aquisição das bibliografias, bem como, a expansão dos conhecimentos para discente e docente que participaram do projeto de extensão. O Resultado esperado é a construção e implantação do software capaz de suprir as necessidades da Instituição referente ao acervo disponível para os cursos.

Membros da equipe:

1. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD - VICE - COORDENADOR(A)

2. ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS - AVALIADOR

3. MATHEUS ALECRIM DE ASSIS NAJE - DISCENTE UNIR

4. PABLO NUNES VARGAS - COORDENADOR(A)

 

4. Bibliotecas UNIR + Acessíveis

 

Processo

Detalhes da ação:

Resumo: Este projeto intitulado “Bibliotecas UNIR + acessíveis” tem como objetivo disponibilizar para a comunidade acadêmica e ao público externo, formas proativas de sinalização e vídeos inclusivos correspondentes aos serviços e produtos apresentados pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI) UNIR. Visando atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica, proporcionando a acessibilidade aos conteúdos oferecidos pelo SIBI. Afim de firmar o compromisso da Universidade no âmbito da pesquisa, ensino e extensão. Como este projeto trata de ações geradas pela biblioteca, fundamenta-se em duas leis de Ranganathan: poupar o tempo do leitor (que nesse caso pode ser entendido como usuário) e na lei que afirma que a Biblioteca é um organismo vivo e em crescimento. Diante disso, entende-se que as atividades promovidas, devem ser ampliadas, pois os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca são contínuos, firmando seu compromisso social, cultural e científico. Além de promover sua Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no alcance do desenvolvimento da Educação Superior no Estado.

Justificativa: Este projeto visa primeiramente atender uma demanda latente da comunidade acadêmica, no acesso e funcionalidades às ferramentas que viabilizam pesquisas científicas, e consequentemente sua produção, de forma inclusiva. Através da sinalização dos principais assuntos existentes nas Bibliotecas e elaboração de tutoriais explicativos. Tais ações, justificam-se no âmbito social, pois visam apresentar os principais softwares adotados pelo SIBI, em vídeo, com áudios, legendas e com interpretação em LIBRAS garantindo a acessibilidade a toda a comunidade acadêmica. Vale lembrar que pessoas com deficiências nas IFES do Estado são crescentes e, ações como essas possibilitam uma melhor integração e incentivam o público interno e externo a fazer uso dos serviços e produtos da Biblioteca e, como esta unidade também serve de porta de entrada para a Universidade, devido ser um espaço público, garante sua base na extensão.

Fundamentação Teórica: Atualmente é latente a participação da biblioteca no desenvolvimento de ações que contemplam ir “além dos seus acervos” para atender as necessidades informacionais e estruturais do seu público, ou seja, que esta unidade se expanda além de seus “muros”. Então, este projeto intitulado “Bibliotecas UNIR + acessíveis” visa atender essa demanda e, contemplar dois dos prismas básicos da Lei de Ranganathan (Basilar na Biblioteconomia) que a Biblioteca deve poupar o tempo do leitor e que esta unidade é um organismo vivo e expansão. Também firma o compromisso social e científico da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pois através deste possa se demonstrar os serviços e produtos prestados por suas bibliotecas que contemplam as atividades científicas das suas respectivas comunidades acadêmicas. De cunho social, por apresentar esses conteúdos de modo acessível através de LIBRAS que “são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos [configuração de mão] e do ponto [de articulação] no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos” (VELOSO; MAIA FILHO, 2009). Legendas serão adotadas, porquê precisamos considerar o que Skliar (2016) mencionar ser interessante para a educação dos surdos, o Bilinguismo (Português e LIBRAS) ou o fato do surdo conhecer somente uma das línguas. A implementação de áudios também é de suma importância. Pois, além de contemplarmos os surdos, o cego também terá acesso a informações narradas, conforme recomenda BEZERRA; RAMOS, 2015). Assim, este projeto visa ser uma ação afim de auxiliar na vivência acadêmica, integrar através da acessibilidade (por meio de vídeos) e poder destacar o papel das bibliotecas e a própria IFES como referência no Estado.

Metodologia: Com a execução do projeto, serão criados tutoriais explicativos para posterior conversão em vídeos, contendo roteiros de acesso ao SIGAA/Discente/Biblioteca (2020) e ao Repositório Institucional (RI) da UNIR (2020), os roteiros serão gravados em LIBRAS por uma intérprete de sinais e por fim ocorrerá a edição final dos vídeos salvos em alta definição. Ocorrerá a captura das imagens em LIBRAS dos principais assuntos contidos no SIBI/UNIR para a montagem dos banners com as sinalizações; após a aprovação do projeto, os resultados serão divulgados através da Assessoria de Comunicação da Universidade para chegar ao alcance de toda a comunidade acadêmica e posterior compartilhamento a comunidade externa. É importante mencionar que todas as imagens e/ou vozes a serem exibidas em vídeos possuirá autorização prévia.

OBJETIVOS GERAIS: Disponibilizar a comunidade acadêmica e ao público externo, formas proativas de sinalização e tutoriais explicativos (vídeos/tutoriais) sobre serviços e produtos apresentados pelo Sistema de Bibliotecas da UNIR.

Resultados Esperados: Proporcionar a inclusão e atender a demanda de acessibilidade, proporcionando um bem-estar social para a comunidade acadêmica da Universidade através da obtenção de produtos finais que esclarecem como utilizar às TIC’s do SIBI, tais como: vídeo tutorial do SIGAA/Discente/Biblioteca, vídeo tutorial acesso RIUNIR e Banners com a sinalização em LIBRAS dos principais assuntos que compõe o acervo das Bibliotecas da UNIR.

Referências: BEZERRA, F.A.; RAMOS, J.A. A importância do áudio-vídeo para o deficiente visual no estudo de literatura. IN: ANAIS DO FESTIVAL LITERÁRIO DE PAULO AFONSO, Salvador, 2015. Anais... Salvador: Faculdade Sete de Setembro, 2015. Disponível em< https://www.fasete.edu.br/eventos/flipa/anais/arquivos/2015/a_importancia_do_audio-livro_para_o_deficiente_visual.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2018. SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS – SIGAA. Disponível em: https://sigaa.unir.br/sigaa/verTelaLogin.do. Acesso em: 03 mar. 2020. SKLIA, Carlos. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 6. ed. . Porto Alegre: Editora Mediação, 2016; RIUNIR. Disponível em: http://www.ri.unir.br/jspui//. Acesso em: 07 jan. 2020. VELOSO, Éden; MAIA FILHO, Valdeci. Aprenda LIBRAS com eficiência e rapidez. Curitiba-PR: Editora Mão Sinais, 2009.

Membros da Equipe:

1. CLESIANE MOURA BASTOS - DISCENTE UNIR

2. CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD - VICE - COORDENADOR(A)

3. ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS - MEMBRO EQUIPE

4. FABIANY MORAES DE ANDRADE - COORDENADOR(A)

5. HILTON CRIVELON MARTINS FERREIRA - MEMBRO EQUIPE

6. ISINY LOPES DOS REIS - MEMBRO EQUIPE

7. MARIA RITA GUIMARAES - DISCENTE BOLSISTA

8. SAMIR BORGES DA SILVA - DISCENTE BOLSISTA

 

5. Bibliotecas UNIR + Acessíveis II

 

Processo

Detalhes da ação:

Resumo:
Este projeto intitulado “Bibliotecas UNIR + acessíveis II” tem como objetivo dar sequência na disponibilização para a comunidade acadêmica e ao público externo, formas proativas de sinalização e vídeos inclusivos correspondentes aos serviços e produtos apresentados pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI) UNIR. Visando atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica, proporcionando a acessibilidade aos conteúdos oferecidos pelo SIBI. Afim de firmar o compromisso da Universidade no âmbito da pesquisa, ensino e extensão. Como este projeto trata de ações geradas pela biblioteca, fundamenta-se em duas leis de Ranganathan: poupar o tempo do leitor (que nesse caso pode ser entendido como usuário) e na lei que afirma que a Biblioteca é um organismo vivo e em crescimento. Diante disso, entende-se que as atividades promovidas, devem ser ampliadas, pois os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca são contínuos, firmando seu compromisso social, cultural e científico. Além de promover sua Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no alcance do desenvolvimento da Educação Superior no Estado.
Justificativa:
Este projeto visa atender uma demanda latente da comunidade acadêmica, no acesso e funcionalidades às ferramentas que viabilizam pesquisas científicas, e consequentemente sua produção, de forma inclusiva. Através da sinalização dos principais assuntos existentes nas Bibliotecas e elaboração de tutoriais explicativos. Tais ações, justificam-se no âmbito social, pois visam apresentar os principais softwares adotados pelo SIBI, em vídeo, com áudios, legendas e com interpretação em LIBRAS garantindo a acessibilidade a toda a comunidade acadêmica. Vale lembrar que pessoas com deficiências nas IFES do Estado são crescentes e, ações como essas possibilitam uma melhor integração e incentivam o público interno e externo a fazer uso dos serviços e produtos da Biblioteca e, como esta unidade também serve de porta de entrada para a Universidade, devido ser um espaço público, garante sua base na extensão.

 

Fundamentação Teórica:
Atualmente é latente a participação da biblioteca no desenvolvimento de ações que contemplam ir “além dos seus acervos” para atender as necessidades informacionais e estruturais do seu público, ou seja, que esta unidade se expanda além de seus “muros”. Então, este projeto intitulado “Bibliotecas UNIR + acessíveis II” visa atender essa demanda e, contemplar dois dos prismas básicos da Lei de Ranganathan (Basilar na Biblioteconomia) que a Biblioteca deve poupar o tempo do leitor e que esta unidade é um organismo vivo e expansão. Também firma o compromisso social e científico da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pois através deste possa se demonstrar os serviços e produtos prestados por suas bibliotecas que contemplam as atividades científicas das suas respectivas comunidades acadêmicas. De cunho social, por apresentar esses conteúdos de modo acessível através de LIBRAS que “são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos [configuração de mão] e do ponto [de articulação] no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos” (VELOSO; MAIA FILHO, 2009). Legendas serão adotadas, porquê precisamos considerar o que Skliar (2016) mencionar ser interessante para a educação dos surdos, o Bilinguismo (Português e LIBRAS) ou o fato do surdo conhecer somente uma das línguas. A implementação de áudios também é de suma importância. Pois, além de contemplarmos os surdos, o cego também terá acesso a informações narradas, conforme recomenda BEZERRA; RAMOS, 2015). Assim, este projeto visa ser uma ação afim de auxiliar na vivência acadêmica, integrar através da acessibilidade (por meio de vídeos) e poder destacar o papel das bibliotecas e a própria IFES como referência no Estado.
Metodologia:
Com a execução do projeto, serão criados tutoriais explicativos para posterior conversão em vídeos, contendo roteiros de acesso ao Repositório Institucional (RI) da UNIR (2020), Sistema de empréstimo de chaves do SIBI, solicitação de ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) e ISSN (International Standard Serial Number/ Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) , Portal de periódicos CAPES e demais ações relacionadas ao SIBI que possam auxiliar o ensino remoto. Os roteiros serão gravados em LIBRAS por uma intérprete de sinais e por fim ocorrerá a edição final dos vídeos salvos em alta definição; após a aprovação do projeto, os resultados serão divulgados através da Assessoria de Comunicação da Universidade para chegar ao alcance de toda a comunidade acadêmica e posterior compartilhamento a comunidade externa. É importante mencionar que todas as imagens e/ou vozes a serem exibidas em vídeos possuirá autorização prévia.

 

Objetivos Gerais:
Disponibilizar a comunidade acadêmica e ao público externo, formas proativas de sinalização e tutoriais explicativos (vídeos/tutoriais) sobre serviços e produtos apresentados pelo Sistema de Bibliotecas da UNIR.
Resultados Esperados
Proporcionar a inclusão e atender a demanda de acessibilidade, proporcionando um bem-estar social para a comunidade acadêmica da Universidade através da obtenção de produtos finais que esclarecem como utilizar às TIC’s do SIBI, tais como, os vídeos: acesso ao RIUNIR, acesso ao sistema de empréstimo de chaves, localização de materiais nas estantes, vídeo/solicitação de ISBN, vídeo/solicitação ISSN e o vídeo/Portal de Periódicos CAPES.

Referências:
BEZERRA, F.A.; RAMOS, J.A. A importância do áudio-vídeo para o deficiente visual no estudo de literatura. IN: ANAIS DO FESTIVAL LITERÁRIO DE PAULO AFONSO, Salvador, 2015. Anais... Salvador: Faculdade Sete de Setembro, 2015. Disponível em< https://www.fasete.edu.br/eventos/flipa/anais/arquivos/2015/a_importancia_do_audio-livro_para_o_deficiente_visual.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2018. SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS – SIGAA. Disponível em: https://sigaa.unir.br/sigaa/verTelaLogin.do. Acesso em: 03 mar. 2020. SKLIA, Carlos. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. 6. ed. . Porto Alegre: Editora Mediação, 2016; RIUNIR. Disponível em: http://www.ri.unir.br/jspui//. Acesso em: 07 jan. 2020. VELOSO, Éden; MAIA FILHO, Valdeci. Aprenda LIBRAS com eficiência e rapidez. Curitiba-PR: Editora Mão Sinais, 2009.

 

Membros da Equipe:

1 - FABIANY MORAES DE ANDRADE - COORDENADOR(A)

2 - CRISTIANE MARINA TEIXEIRA GIRARD - VICE COORDENADOR(A)

3 - MARCELO GARCIA CARDOSO - MEMBRO EQUIPE

4 - ELIANE GEMAQUE GOMES BARROS - MEMBRO EQUIPE

5 - BRUNA MARIA VASCONCELOS PENNO - DISCENTE UNIR

6 - MARIA RITA GUIMARAES - DISCENTE UNIR

7 - HILTON CRIVELON MARTINS FERREIRA - MEMBRO EQUIPE

8 - SARA DA CONCEICAO RODRIGUES - MEMBRO EQUIPE

9 - NAIARA RAISSA DA SILVA PASSOS - MEMBRO EQUIPE

10 - PATRICIA DE MELLO CARDOSO - MEMBRO EQUIPE

11 - JOSIMARI DOS SANTOS DA CONCEICAO - MEMBRO EQUIPE