Empréstimos


O empréstimo está disponível aos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos.

  • Os empréstimos ocorrem presencialmente, sendo necessário que o aluno utilize seu cadastro no SIGAA (matrícula e senha).
  • O empréstimo não é permitido para: alunos especiais de pós-graduação, alunos de curso de extensão, prestadores de serviço da UNIR, professores voluntários e servidores inativos.

 

QUANTITATIVO DE LIVROS PERMITIDOS:

EMPRESTIMO

 

RENOVAÇÃO DO MATERIAL EMPRESTADO

É permitida a renovação do material emprestado pelo mesmo período, sendo feita presencialmente mediante matrícula e senha, desde que o material não esteja com data de devolução vencida. A renovação é permitida por 3 (três) vezes sem a apresentação da obra. Após esse limite é necessário que o usuário dirija-se à Biblioteca, portando o material para realização de um novo empréstimo. 

A renovação do empréstimo domiciliar pode ser realizada também online através do SIGAA, bastando o usuário estar logado no sistema. O serviço é exclusivo para discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, através de matrícula e senha SIGAA.

 

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS DO SISTEMA

O empréstimo entre bibliotecas permite discentes devidamente matriculados, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na UNIR, realizarem empréstimo de material (presencialmente ou através de solicitação à gerência de atendimento), em todas as bibliotecas do SIBI/UNIR.

 

 

Observações:

 

a. Para devolução ao acervo da Biblioteca, o usuário ou seu representante, comparece a biblioteca com o material emprestado para devolução no balcão de atendimento.

 

b. É enviado automaticamente pelo SIGAA, via e-mail, para os usuários das Bibliotecas, aviso de devolução, atraso de devolução, recibo de empréstimo e de devolução. O e-mail do aluno deve estar atualizado na sua conta do SIGAA, para que o mesmo possa receber esses alertas. Confira e salve todos os recibos de empréstimo e devolução. Caso tenha algum problema ou não receba o e-mail com o comprovante, procure imediatamente a biblioteca, ou mande um e-mail relatando o ocorrido, com seu nome completo, CPF e registro do livro.

 

c. A devolução de material fora do prazo estipulado implica em suspensão dos serviços, calculada em dobro por dia de atraso para cada obra.

 

d. Em caso de perda, extravio, ou qualquer dano físico ao material, o usuário deverá realizar sua reposição por outro exemplar (edição igual ou superior) ou similar (em caso de obra esgotada) a ser indicado. Caso isso ocorra é necessário procurar a Gerência de Atendimento ao Público (GAP).