Sobre a Biblioteca


A Biblioteca Central da UNIR (BC/UNIR) foi criada simultaneamente à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) através da Lei nº 7.011 de 08 de julho de 1982. Sediada na cidade de Porto Velho, no Campus José Ribeiro Filho, compartilha espaço físico com a Biblioteca Prof. Roberto Duarte Pires, setorial do Campus de Porto Velho.

 

A BC é órgão suplementar vinculado à Reitoria nos termos do Estatuto e do Regimento Geral da UNIR, de natureza científica, cultural e técnica, tem como finalidade orientar, padronizar, normatizar, supervisionar, acompanhar e direcionar as Bibliotecas Setoriais dos campi de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena, que compõem o Sistema de Biblioteca da UNIR (SIBI/UNIR), regulamentado pela Resolução n. 188/CONSAD de 28 de novembro de 2017.

 

Os serviços e produtos oferecidos pelas Bibliotecas que compõem o SIBI/UNIR visam contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, que atendem à comunidade acadêmica da UNIR e o público externo.

 

A equipe do Campus de Porto Velho é formada por 18 técnicos de nível E, D, C. Destes, 09 estão lotados na Diretoria da Biblioteca Central (DBC) e 09, na Gerência de Atendimento ao Público (GAP). Na DBC, atuam 07 Bibliotecários e 02 Assistentes em Administração. A Unidade ainda conta com 02 estagiários e 02 bolsistas PIBEC. Ver quadro de pessoal.

 

A Direção da Biblioteca Central está sob a gestão da Bibliotecária Eliane Gemaque Gomes Barros, nomeada para o exercício 2017-2020, através da Port. no. 272/2017/GR/UNIR.

 

BIBLIOTECA SETORIAL PROF. ROBERTO DUARTE PIRES - CAMPUS PORTO VELHO

A Biblioteca Setorial de Porto Velho, após reforma prédial iniciada em janeiro 2018 e finalizada em julho de 2018, oferece aos seus usuários infraestrutura com espaços acessíveis e layout moderno. Possui quadro de pessoal composto por 09 Servidores, sendo 01 Bibliotecário e 08 Assistentes em Administração. Dispõe do apoio técnico de 01 estagiário e 03 bolsistas PIBEC. 

 

Construída em alvenaria, em dois andares, ocupa uma área física de 3270,12m2, acomoda mais de 373 pessoas sentadas confortavelmente. A Biblioteca está localizada na região central do Campus José Ribeiro Filho, área de grande circulação de pedestres. A área externa é de fácil acesso ao transporte público, devidamente sinalizada com placas, piso tátil e rampas com corrimão, assim como, ao estacionamento que possui vagas preferenciais. Na área interna disponibiliza espaços totalmente refrigerados, com iluminação natural por meio de janelões de vidro em todo seu em torno e artificial com lâmpadas fluorescentes, criando ambientes confortáveis para estudo e convivência. Os recintos internos estão visualmente divididos por móveis e divisórias leves, com layout adaptados para evitar ruídos localizados. O acesso ao piso superior dá-se via rampa com corrimão ou pela plataforma elevatória. Há disponibilidade de bebedouros e banheiros com acessibilidade em ambos os andares. O piso em cerâmica e cimentado, é resistente e de fácil conservação para o fluxo que recebe diariamente, somando no ano de 2019, a frenquência de 111.288 usuários. A Biblioteca disponibiliza recursos tecnológicos digitais, tais como microcomputadores, para pesquisa e estudo, com acesso a rede wifi em toda sua dimensão, oferece acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes, Ebooks SpringerRepositório Institucional e Catálogo do Acervo. O espaço é aberto à comunidade em geral, de segunda a sexta feira, das 8 às 21h, ininterruptamente e dispõe das seguintes instalações:

 

1. Acervo: é de acesso aberto a comunidade acadêmica e visitantes está localizado no 1º piso da Biblioteca. O acervo Bibliográfico impresso é constituído por obras de referência, obras gerais, materiais especiais e periódicos, conta com um total de 36.784 títulos e 106.170 exemplares, destes, 29.732 títulos e 70.515 exemplares de livros somente na Biblioteca do Campus de Porto Velho, que é formado e atualizado visando atender, prioritariamente, as bibliografias básicas e complementares das disciplinas que compõem os cursos ofertados pela universidade. Está tratado tecnicamente e organizado de acordo com padrões biblioteconômicos: Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e Classificação Decimal Universal (CDU), sinalizado por áreas e subáreas do conhecimento, acondicionado em estantes modernas em aço, resistentes e de longa durabilidade, nas cores azul, amarelo e verde visando facilitar a localização, com distância entre si de fácil trânsito por cadeirantes. O acervo é gerenciado através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-Módulo Biblioteca). Há disponibilidade de acesso a Livros eletrônicos (e-books) em texto completo da Coleção Springer 2012, disponíveis para discentes, docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo na Universidade. Acesso virtual a periódicos especializados através do Portal de Periódicos da CAPES pela rede de IPs da universidade logados no sistema do portal Capes e via acesso remoto pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Assim como acesso a produção acadêmica científica da universidade por meio do Repositório Institucional da UNIR (RIUNIR).

 

2. Espaço de Estudo: aberto a comunidade acadêmica e visitantes está localizado no 1º piso da Biblioteca. Está distribuído e dividido visualmente por mobiliários com disponibilidade de 89 (oitenta e nove) mesas redondas e 197 (cento e noventa e sete) cadeiras.

 

3. Estudo em Grupo: aberto a comunidade acadêmica e visitantes está localizado no 1º piso da Biblioteca. São 7 (sete) salas fechadas com divisórias entre elas, adaptadas para evitar ruídos, dispondo cada sala de 1 (uma) mesa redonda e 4 (quatro) cadeiras.

 

4. Estudo Individual: aberto a comunidade acadêmica e visitantes está localizado no 1º piso da Biblioteca, oferece 10 (dez) espaços individuais, com 10 (dez) cadeiras.

 

5. Espaço Multiuso: destinado ao uso de docentes e discentes da universidade mediante reserva online. Ambiente refrigerado e fechado com divisória. Oferece 11 (onze) mesas, 11 (onze) cadeiras e 1 (uma) Tela de projeção.

 

6. Espaço Leitura Deleite: aberto a comunidade acadêmica e visitantes está localizado no 1º piso da Biblioteca, é uma área diferenciada, criada para a convivência dos usuários, possui expositores com livros sugeridos para leitura, 13 (treze) poltronas e 8 (oito) sofás, além de mesinha de apoio para os materiais.

 

7. Espaço Digital de Pesquisa: aberto a comunidade acadêmica e visitantes, disponibiliza 28 (vinte e oito) cabines de uso individual, sendo 2 (dois) reservados à pessoas com deficiência, de acesso livre a microcomputadores para a pesquisa acadêmica e a produção do conhecimento. O espaço digital de pesquisa está localizado no hall de entrada, piso térreo. Os computadores são de uso exclusivo para estudo, possuem acesso à internet e pacote de software LibreOffice instalado.

 

8. Auditório: possui infraestrutura moderna e adequada para receber diferentes tipos de eventos científicos, visa atender a comunidade acadêmica da Universidade. Ambiente refrigerado, localizado no piso térreo, dispõe de 63 (sessenta e três) assentos. Utilizado mediante reserva online.

 

9. Espaço Web/Videoconferência: possui infraestrutura moderna, o espaço foi criado e equipado para receber reuniões, web e videoconferências da Universidade. Ambiente refrigerado, localizado na área administrativa da Biblioteca, no piso térreo, conta com 1 (uma) mesa grande, 10 (dez) cadeiras, 1 (um) televisor e 1 (um) equipamento de videoconferência. Utilizado mediante reserva online.

 

A Gerência da Biblioteca está a cargo da Bibliotecária Cristiane Marina Teixeira Girard, nomeada por meio da Port. no. 100/GR/UNIR/2019.